Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

RESENHA: 13 segundos - Bel Rodrigues

O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.

Livro Único ||  304 páginas || Galera Record || 2018



Oi gente, tudo bem? Estou sumida sim, ocupada também, de ressaca inclusive. Foi justamente por causa da ressaca literária que eu procurei um livro mais leve, bem romântico para tirar o foco dos compromissos do dia-a-dia e para sonhar com um mocinho perfeito para chamar de meu que comecei a ler o livro da Bel. As expectativas estavam um pouco altas sim, devido ao burburinho que ele fez, além de ser um sucesso de vendas durante a bienal de São Paulo de 2018.

A história é sobre a Lola, uma jovem que está no ultimo ano do Ensino Médio, acabou de terminar o relacionamento com o namorado de longa data e ama cantar. A vida de Lola é perfeita: boas notas, amigos que a amam, uma família feliz, sem brigas ou preconceitos, uma voz linda, além do padrão magra, loira e bonita. A primeira coisa que me incomodou muito, pois ela era muito oscilante com sua confiança, ora super confortável e ciente de sua beleza, ora se envergonhando com elogios e dizendo que não era tudo isso.
A protagonista insiste em dizer que não quer relacionamento sério, agora que acabou de terminar com o seu primeiro amor, que, para ela, era um cara incrível e super atencioso, mas todos os seus amigos e colegas não gostavam dele (suspeito, não?). Poucos meses após o termino, Lola vai para uma balada, conhece um cara e acaba na cama com ele, mas, por estar mais do que bêbada, ela não se lembra de quase nada daquela noite.

Assim que as aulas voltam, Lola conhece o novo aluno intercambista, o John. Lindo, engraçado, charmoso, gringo (mas com um português perfeito) e misterioso. Lógico que nossa protagonista não ia perder um partidão desses né? Não perdeu, mas também não agarrou com todas as forças não. Ficou fazendo doce até o fim, negando o sentimento e evitando o relacionamento.
Praticamente o livro todo gira em torno do relacionamento de Lola e John e em como a Lola é sortuda e tudo em sua vida da certo. Lá pro final do livro que algo realmente acontece e "agita" um pouco a bolha perfeita em que a protagonista vive. Outra coisa que me frustou muito lendo este livro foi o fato de que TODAS as minorias foram incluídas no livro, quase como uma obrigação da autora para agradar a todos, fazendo uso exagerado destes pontos.

Sinceramente, conhecendo a Bel e seus vídeos, fiquei um pouco decepcionada com a forma que o tema foi abordado, pois, mesmo sendo um tópico pouco explorado (Revange Porn), ele fica em segundo plano e não é bem desenvolvido. Além disso, o final não é bem um final, o que deixa aberto para continuações, mas não sei se outro livro é necessário ou apenas um conto já concretize a história de Lola e John.

Não gosto de fazer uma crítica negativa, pois eu, como leitora, não conseguiria escrever um livro, mas infelizmente este livro foi bem difícil de concluir a leitura. Espero que a Bel não se deixe abater pelas críticas negativas e continue aprimorando a sua escrita, mas que não se sinta obrigada a agradar a quem quer que seja, que não ela mesma.
A melhor lição que posso tirar deste livro é: Nunca vá com sede ao pote, se não você pode se afogar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário