Trilogia Legend #3 || 303 páginas || Rocco || 2014



No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.

Oi, vocês estão bem? Porque eu estou chorando, o que é muito difícil de acontecer quando leio :'( Mas esse mereceu todas elas, pois eu já estava fortemente apegada a June e Day, então o desfecho da história tinha que ser bom. Eu li esse livro durante minha viagem e afirmo: é muito melhor que o anterior, pois mais coisas acontecem, então o tempo todo você fica motivado para ler e saber o que vai acontecer.

Nesse livro, a paz parece reinar na República, mas June e Day não estão juntos, pois, depois de descobrir que tem um problema sério e sem cura, Day decide deixá-la para viver com alguém que conseguirá estar do lado dela por mais tempo. Então June está em seu novo posto como concorrente a Primeira Cidadã, uma figura muito importante para a República e para o Eleitor, pois cabe a ela auxiliar e apoiar as decisões tomadas por Anden. Porém, mesmo sendo a menina prodígio da República, o senado não concorda com uma menina tão nova tomando tantas decisões por toda a nação.

Day aproveitava a vida em Las Vegas, enquanto June ficava com as responsabilidades políticas na capital, Denver. Tudo parece normal, mas não está, já que ambos sentem a falta um do outro, mas nenhum quer contatar o outro primeiro. Mas após 8 meses distantes sem se falar, June precisa que Day venha até a capital para um jantar muito importante, porém sabe que ele não vai gostar do que ela tem a dizer (pedir na verdade) quando ele chegar, mesmo ela sabe que ele irá ficar muito irritado com o pedido. Mesmo assim, ela segue com os pedidos do senado e do Eleitor, pois ela sabe do problema que estão enfrentando com as Colonias ameaçando acabar com "Cessar Fogo" acordado entre eles.
June consegue levar Day até Denver e, ao chegar lá, ele percebe que algo está errado, mas não consegue identificar o que. Quando eles se encontram pela primeira vez, o clima é bem estranho, mas a química e a atração é irrevogável. Porém, assim que ele descobre qual é o real motivo de June ter chamado ele para tal evento, Day não consegue acreditar que ela teve coragem de pedir isso a ele, ela sabendo tudo que ele passou com tal assunto.

O tempo passa sem que June chegue a algum lugar com Day, tanto politicamente como romanticamente. Além disso, depois de passar tanto tempo afastada de Day e próxima de Andem, June se encontra em um triangulo amoroso, mas fica evidente que ela tem apenas uma queda por Andem e um precipício por Day. Mesmo com tal convicção, ela fica dividida, pois Andem conhece seu passado, já que o dele próprio é parecido, mas sua relação com Day é avassaladora e, de certa forma, assustadora. Eu achei meio desnecessário esse triângulo amoroso, pois, inacreditavelmente, eu estava a favor do casal principal dessa vez.
Day parece extremamente decidido, mas quando seu irmão Eden sabe que pode ajudar a República a combater os ataques das Colonias, ele decide que quer ajudar. Sabendo que seu irmão pode não sobreviver com tantos exames e testes, Day enfrenta uma "crise", pois sabe que pode proibir seu irmão de ser usado pela República, mas que ao fazer isso, fará com que Eden fique muito magoado por ele estar sendo tão egoísta.

Eden e Day aceitam ajudar a República, mas Colonias não respeitam o prazo pedido e começam a atacar Denver, o que leva o Eleitor a tomar decisões que geram atrito com Day, pois ele começa a privilegiar as pessoas com mais dinheiro e esquecer os mais pobres. Mas, ao invés de ficar reclamando (ainda bem!) Day se reencontra com os Patriotas e, juntos, eles conseguem atrasar o avanço das tropas das Colonias.

Mesmo com o ataque quase fracassado dos Patriotas, as Colonias tomam Denver, fazendo com que as pessoas sejam realocadas em Los Angeles, o próximo alvo das Colonias. Durante todo esse periodo de tensão, Day luta para retardar as Colonias, enquanto June junto com o Eleitor vão até a Antártica para pedir auxilio militar, porém eles negam, devido a praga que está devastando o país. Sem a ajuda de fora e com as Colonias recebendo ajuda da Africa, a República tem pouca chance de sobreviver.

Além de tudo isso, Day está cada vez pior e suas dores de cabeça cada vez mais fortes, o que atrapalha muito seu desempenho. Para piorar mais um pouco, a Comandante Jameson, condenada a morte por diversos crimes, foge e começa a ajudar as Colonias, o que faz June ficar alerta o tempo todo. Porém, quando tudo está dando errado, finalmente descobrem a cura para tal praga e assim a República consegue o auxilio da Antártica, impedindo que tudo que foi construído durante muito anos seja destruído em questão de horas.

Os capítulos finais são inacreditavelmente tristes e chocantes, pois parece que vai acabar de forma extremamente trágica e revoltante, mas não acontece. Porém, mesmo sem um final trágico, o que acontece com June e Day é muito triste e diferente de tudo o que eu tinha imaginado para o final da série. A autora conseguiu manter um enredo completo e tenso, mas que faz você ficar preso no livro o tempo todo, o que é muito bom. Além disso, ela conseguiu achar um final diferente do comum e mostrar que, quando as pessoas são destinadas para ficar juntas, elas ficam, independente das dificuldades que aparecerão.

Minha reação quando acabei de ler o livro foi exatamente essa:
 Espero que tenham gostado e até a próxima resenha ;*

Um Comentário

  1. Ai ai ai... se você chorou... imagina eu.... vou chorar um oceano.... quero muito ler! Adorei a expressão "mas fica evidente que ela tem apenas uma queda por Andem e um precipício por Day", linda!

    ResponderExcluir